Educação e Cidadania

Olá pessoal!
Somos professoras participantes do curso Educação para Diversidade e Cidadania - EaD Bauru.
Este blog tem a finalidade de expor ideias de nossas aprendizagens, sobre os temas abordados e outros relacionados, como trabalho de conclusão de curso.
Esperamos que esta ferramenta nos possibilite cada vez mais, obter recursos para ajudar nossos alunos a se tornarem verdadeiros cidadãos, livres de preconceitos.


sábado, 20 de fevereiro de 2010

Preservar também é coisa de criança


Preservar
também é coisa de criança


Esta matéria ilustra bem um dos temas abordados no nosso curso. Fala da importância de trabalhar o meio ambiente desde as séries iniciais, e como o papel do(a) professor(a) é fundamental para desenvolver nas crianças a consciência pela necessidade de preservar os recursos naturais.
Abaixo um trecho da matéria que muito nos interessa. Para ver a matéria na íntegra, clique no link.


Para conhecer meio ambiente

O professor em geral resiste a abordar qualquer assunto que não domine. Educação Ambiental é um deles. "Não é necessário, porém, ter um grande conhecimento sobre a natureza para falar sobre ela", garante o educador ambiental Marcelo de Queiroz Telles. "É preciso, sim, o básico para criar habilidades e ter a capacidade de compartilhar o saber."

Telles lista uma seqüência pela qual o docente deve passar antes de qualquer ação em sala:

Sensibilização — uma pessoa só consegue parceiros se estiver sensibilizada. Isso pode ser feito por meio do lúdico. Além de ser uma forma prazerosa de aprender, atinge tanto crianças quanto adultos;

Informação — o conhecimento inicial pode ser adquirido em palestras, materiais impressos e sites;

Mudança de comportamento — é fundamental mudar as atitudes, pois não convence uma pessoa ter um bom discurso sobre a importância da água, por exemplo, e continuar escovando os dentes com a torneira aberta;

Incentivo — é muito difícil trabalhar sozinho e sem o apoio dos colegas. Se a iniciativa não for de cima para baixo, ou seja, da direção para o corpo docente, é uma boa oportunidade para sensibilizar e despertar em todos o interesse por participar;

Estratégia — o professor deve escolher um caminho, ou seja, selecionar um assunto (água, lixo, desmatamento, ar) e uma forma de trabalhá-lo.

É importante ter claro que essa atividade não deve se limitar a datas comemorativas, como o Dia da Árvore. "É preciso fazer já, pois o planeta não suporta mais o modelo atual de desenvolvimento. Ele é insustentável", afirma Telles. "Essa é uma responsabilidade não só dos ecologistas, mas de cada um de nós, cidadãos e educadores."

Nenhum comentário:

Postar um comentário