Educação e Cidadania

Olá pessoal!
Somos professoras participantes do curso Educação para Diversidade e Cidadania - EaD Bauru.
Este blog tem a finalidade de expor ideias de nossas aprendizagens, sobre os temas abordados e outros relacionados, como trabalho de conclusão de curso.
Esperamos que esta ferramenta nos possibilite cada vez mais, obter recursos para ajudar nossos alunos a se tornarem verdadeiros cidadãos, livres de preconceitos.


segunda-feira, 8 de março de 2010

EDUCAÇÃO E CULTURA INDÍGENAS
Por: Livoneide Santos Calvo
Para nós leigos e “brancos”, fica difícil entender a situação dos índios, pois os conhecemos pouco e vivemos distante de sua realidade. O que sabemos foi o que aprendemos pelos livros de história e as notícias que assistimos pela televisão.
No entanto, sabendo que quando os portugueses e espanhóis chegaram nas Américas, já encontraram os índios vivendo nestas terras, acredito que por direito eles seriam os donos delas. Porém, o que aconteceu foi muito diferente, eles foram escravizados e exterminados de forma desumana e violenta.
O que parece é que os colonizadores não viam os índios como humanos, mas sim como animais ou objetos, que podiam ser usados segundo suas vontades e ambições. Portanto, o “malencontro” citado pelo autor causou nos povos indígenas males irreparáveis, chegando à beira de seu extermínio, e até hoje se tentam exterminar sua cultura.
Em um primeiro momento quando se fala de educação indígena e educação para índios, parece se referir ao mesmo tema. Até pouco tempo, minha concepção era de que o ideal seria que os índios recebessem a educação dos brancos, já que a civilização estava cada vez mais presente em suas vidas. Agora compreendo a importância de ter uma Educação Indígena, voltada especificamente para os índios, não para tentar civilizá-los, mas para torná-los autônomos dentro da sua cultura e de seus costumes.
Para os milhões de brasileiros que vivem em estado de miséria, ver os índios com suas terras, ter a condição de serem inimputáveis para alguns tipos de crimes, ter um órgão próprio para defender seus interesses, dentre outras diferenças de tratamento concedidos a eles, parece ser uma situação bastante confortável.
No entanto, ao analisarmos a trajetória dos povos indígenas desde o descobrimento do Brasil até os dias atuais, veremos que nem mesmo as leis garantiram seus direitos e que a nação brasileira não os assumiu efetivamente como cidadãos brasileiros, considerando-os até incapazes, sendo que sua maioridade só pode ser alcançada a partir do momento que estiverem civilizados.
Mas o que é estar civilizado? Vai depender do que se considera civilizado. Se preservar a natureza é ser civilizado, então os índios já são.
É muito importante sabermos que o índio precisa de uma educação própria, voltada para sua cultura e sua língua. Provê-los de meios para poder viver dentro da sua cultura e quando necessário na cultura do “homem branco”. Porém sabemos também que a situação da educação brasileira está muito aquém do ideal, por isso índios e brancos vão continuar lutando para ver seus direitos respeitados e ter uma educação de qualidade.

Referências Bibliográficas:
DOMINGUES, Sérgio Augusto.Sujeitos e Saberes da Educação Indígena.

Educação Indígena. Disponível em http://portal.mec.gov.br/: Acesso em :13 dez. 2009.


SARTORO, Edimar Roberto de Lima. Formação de professores indígenas.
Disponível em: http:www.meuartigo.com/educacao/formacao-professores-indigenas.htm
Acesso em: 14 dez. 2009.

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